quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Bipolar.

Estava assistindo a uma seriado onde tinha uma garota que sofria do Transtorno Bipolar. Me chamou a atenção, eu sabia quase nada sobre isso e pesquisei. Poxa, pensei, ela poderia estar na TPM, ou simplesmente mudar de humor como todos nós mudamos. Existir mais intensidade nisso quer dizer que ela pode ser louca? Ou talvez, ela seja mesmo doente... é interessante porque é tão comum ocorrer os sintomas bipolares com pessoas ao nosso lado e nem nos damos conta. O problema que ainda existe é que as pessoas só definem doença quando existe dor física, ou quando a doença ta alí exposta na frente deles. Ainda é muito desvalorizado as questões interiores. Ficam as informações:

O Transtorno Bipolar é uma doença que se caracteriza pela alternância de humor, sendo que ora a pessoa fica eufórica (episódios de mania) ora deprimida, intercalando com períodos de normalidade. Apesar de transtorno bipolar do humor nem sempre ser facilmente identificado, existem evidências de que fatores genéticos possam influenciar o aparecimento da doença.

Com o que não deve ser confundida

Não devemos confundir transtorno bipolar com as alterações de humor motivadas por dificuldades cotidianas estressantes , pois estas são momentâneas e tendem a desaparecer quando as dificuldades são resolvidas.

Sintomas

A mudança do comportamento de euforia para depressão ou vice-versa é súbita, mas o indivíduo não percebe esta alteração ou a atribui a algum fator do momento, pois o senso crítico e a capacidade de avaliação objetiva das situações ficam prejudicadas ou ausentes.

Quando em um episódio de Mania ou Euforia o paciente pode apresentar:

Quando em um episódio de Depressão o paciente pode apresentar:

Aumento de energia e disposição;

Humor eufórico;

Irritabilidade, impaciência, "pavio curto";

Distração;

Exaltação;

Pensamento acelerado, tagarelice;

Insônia;

Otimismo exagerado, aumento da auto-estima;

Gastos excessivos;

Falta de senso crítico;

Em casos mais graves pode ocorrer:

Delírios e alucinações;

Abuso de álcool ou drogas;· Idéias de suicídio;

Desinibição exagerada;

Comportamentos inadequados;

Desânimo, cansaço mental;

Dificuldade de concentração, esquecimento;

Isolamento social e familiar;

Apatia, desmotivação;

Sentimento de medo, insegurança, desespero e vazio;

Pessimismo, idéias de culpa;

Baixa auto-estima;

Alteração do apetite;

Redução da libido;

Aumento do sono;

Em casos mais graves pode ocorrer:

Dores e problemas físicos como, cefaléia, sintomas gastrintestinais, dores pelo corpo e pressão no peito;

Idéias suicidas.

Tratamento

O tratamento mais indicado atualmente é uma combinação de medicamentos com psicoterapia. O diagnóstico precoce aliada a uma terapêutica adequada é um bom caminho para a melhoria e manutenção da qualidade de vida do portador desse distúrbio. A participação da família também é muito importante. Para auxiliar o paciente, a família precisa saber o que é e como se trata o transtorno bipolar. Esse entendimento trará ao paciente a sensação de apoio e compreensão que serão importantes atitudes no relacionamento familiar. Um bom conhecimento da doença e do seu tratamento pelo paciente, pelos seus familiares e amigos, aumenta a possibilidade de uma vida produtiva, com qualidade e satisfação.

Muitas vezes o paciente não percebe que tem esta enfermidade, e é necessário que familiares e amigos estejam bem informados e saibam reconhecer alguns dos sintomas para poderem encaminhá-lo a um tratamento adequado.



Talvez eu seja assim, talvez mudanças só façam parte da minha personalidade...

7 comentários:

Mary disse...

Olá!!Obrigada por visitar o Cherry Bomb.Bem interessante sua pesquisa, tem um livro de sidney sheldon (Conte-me seus sonhos), que a personagem sofre desse transtorno é bem interessante, bjuss e volte sempre.

http://mary-cherrybomb.blogspot.com/

Tô precisando de uma forcinha das blogueiras que tem facebook, passa lá no blog pra saber como, conto com tua ajuda bjuss!

Ana disse...

Oi! Obrigada pela visita! Esses assuntos q vc posta me interessam muito. =)
Estou acompanhando as novidades no seu blog. ;)

Tamires Santos disse...

Bacana a postagem, tive um ex namorado que é bipolar, e era bastante dificil lidar com ele e talz, um dos meus maiores idolos, Kurt Cobain, tbm era bipolar. Achei bastante interessante seu blog, estou seguindo aqui.

Um beijo, M!sunderstood

#netinho, disse...

eu acho que sou bipolar ... shauishaushaus

INSTITUTO PLURAL disse...

Olá.
Honrado em tê-la por perto de saude-joni.blogspot.com
Professor Paulo Freire nos ensina: "Ninguém educa ninguém, ninguém se educa sozinho. Nós nos educamos em comunhão".Por isso, espero que possamos compartilhar boas coisas com nossos amigos e amigas.
Gostei de seu blog.
Um abração.
Joni

Vitoria Portes disse...

Seeeeeeguindo!

Amores Cruzados disse...

tem uma garota que fazemos espanhol juntas, ela eh bipolar, o pior é quando ela ta irritada e do nada passa a rir como louca! as vezes da medo kkkkkkk!
to seguindo!

Postar um comentário